APEF classifica como muito positivas as medidas apresentadas pelo Governo para o transporte ferroviário de mercadorias.

Press Release

16, Setembro, 2022

A APEF – Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias, congratula-se com as medidas hoje apresentadas em sede de Conselho de Ministros para o transporte ferroviário de mercadorias, que constam do decreto-lei e resolução que estabelecem o apoio às empresas e à economia social, em face do aumento dos preços da energia e para mitigação dos efeitos da inflação, decorrentes do atual contexto geopolítico.
Neste sentido, o Governo criou um apoio financeiro extraordinário, sob a forma de subvenção, com vista à mitigação dos efeitos de escalada de preços dos combustíveis e da eletricidade no setor do transporte ferroviário de mercadorias.
O apoio, a atribuir a partir de 1 de outubro, será de 2,11 euros por quilómetro percorrido no caso das locomotivas elétricas, e de 2,64 euros/km no caso das locomotivas a diesel, num total de 15 milhões de euros.

As medidas, que envolvem um total de 15 milhões de euros, têm como finalidade apoiar as empresas de transporte ferroviário de mercadorias a fazer face ao aumento dos preços da energia elétrica e do gasóleo.
De acordo com Miguel Rebelo de Sousa, diretor-executivo da APEF, “Estas medidas vão ao encontro do que a APEF já tinha proposto à Tutela e recebemos com satisfação o anúncio do Conselho de Ministros. As medidas de apoio anunciadas são muito positivas e mostram que o Governo finalmente reconheceu o há muito era reclamado pelos operadores ferroviários, esbatendo a diferenciação em relação aos apoios já efetuados ao setor rodoviário. Realçamos que os operadores ferroviários não estão à procura de subvenções do Estado ou financiamento público, apenas pretendem tratamento equitativo não sendo prejudicados em desfavor de outros setores.”

Tem sugestões acerca do nosso conteúdo? Contacte a nossa assessoria de imprensa.

Pode fazer-nos chegar os seus comentários ao nosso conteúdo ou sugerir-nos assuntos que gostasse de ver tratados pela APEF.

Contacte a nossa assessoria de imprensa:

Unimagem
Margarida Guimarães – 969 660 270
Pedro Pereira – 917 849 842