Perguntas frequentes

Nesta secção pode navegar por algumas das perguntas que nos colocam com maior frequência. Fale connosco se sentir que não ficou esclarecido.

Quais os objetivos da APEF?

  • Garantir a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias.
  • Contribuir para o desenvolvimento de regulação que garanta níveis adequados de concorrência e reduza custos de contexto.
  • Garantir coordenação setorial que promova a articulação entre todos os stakeholders.
  • Contribuir para a priorização de investimentos que permitam a consolidação da ferrovia como meio de transporte mais eficiente e sustentável.

Porque é que a APEF tem apenas três associados?

A APEF é uma Associação aberta e interessada em agregar o máximo de entidades que o pretendam e se revejam na defesa da competitividade do transporte ferroviário. Esperamos em breve contar com mais associados, mas hoje já representamos todos os operadores ferroviários de mercadorias presentes no mercado nacional.

Quais as preocupações de curto prazo da APEF?

  • Desequilíbrio de tratamento entre ferrovia e rodovia.
  • Elevados custos energéticos afetam competitividade da ferrovia.
  • Obras na Rede Ferroviária nos próximos anos, em particular no Corredor Internacional Norte (duração da obra e compensação pelos acréscimos de custos operacionais associados)
  • Taxa de Uso com acréscimo substancial nos próximos anos.
  • Convel – Desenvolvimento de sistema de segurança interoperável ao nível da infraestrutura e material circulante.
  • Terminal da Bobadela – desenvolvimento de solução sustentável futura e solução transitória no terminal norte até 2026.
  • Ausência de apoios diretos à ferrovia (Portugal é o único País da Europa sem esses apoios), como Eco Bonds.

Que oportunidades a APEF identifica para o setor do transporte ferroviário de mercadorias em Portugal?

  • Investimento na Linha de Alta Velocidade irá permitir libertar canal para as mercadorias.
  • Eletrificação da Rede permitirá acelerar a transição energética.
  • Necessidade de reforçar o transporte ferroviário para atingir objetivos assumidos a nível internacional sobre aumento de quotas modais e descarbonização.
  • Implementação de medidas que promovam o transporte sustentável, com pacotes de incentivos para a transição modal.
  • Operadores com interesse em investir e totalmente comprometidos com o mercado.
  • Digitalização da ferrovia permite aumento eficiência operacional (projeto Smartwagons).
  • Novos Serviços de valor acrescentado como as autoestradas ferroviárias.
  • Promoção da intermodalidade pela cooperação entre modos de transporte.

Como é que os operadores ferroviários vão duplicar a sua quota modal de 15% para 30% até 2030?

Através de uma estratégia deliberada, coerente e consistente de investimento na transferência modal para o transporte ferroviário. Da parte dos operadores, estamos a investir fortemente em apresentar aos nossos clientes soluções integradas de transporte, que vão ao encontro das suas necessidades, alinhadas com os objetivos de promoção da sustentabilidade e do transporte sustentável.

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