A MEDWAY acaba de colocar em circulação a sua segunda locomotiva decorada, com uma instalação da autoria da equipa de artistas visuais espanhola Boa Mistura. Esta ação tem o intuito de promover o uso do comboio enquanto meio de transporte mais sustentável.
A iniciativa surge na sequência do projeto “Arte na Ferrovia”, apresentado em Portugal, em 2021, no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, com a associação da artista visual e ilustradora Kruella D’Enfer à MEDWAY para decorar uma locomotiva que circula por Portugal. A apresentação da nova locomotiva teve lugar em Madrid, no Museo del Ferrocarril, onde foram discutidos os desafios ambientais e logísticos do transporte ferroviário em Espanha, assim como expostas as necessidades do mercado relativamente às infraestruturas e apoios. A locomotiva decorada, cujo desenho ilustra a palavra “FUTURO”, pretende destacar a oportunidade que o transporte ferroviário representa para uma mobilidade mais sustentável e necessária. “Deixa-nos muito contentes, enquanto artistas, a realização de um trabalho alinhado com as nossas preocupações a nível ambiental. Este projeto foi um desafio em duas frentes: porque saímos do nosso meio habitual, o mural, para um desenho único vinilado na locomotiva, e por ser uma obra em movimento, o que exige um grande impacto. Por isso, a mensagem central é FUTURO. Depois, o restante universo de cor compõe a imagem, com um pormenor importante: as mãos que abraçam a palavra central. Quisemos traduzir numa imagem os valores associados à MEDWAY, ao expressar que a ferrovia é uma opção sustentável e de grande valor a nível ambiental”, refere o Grupo Boa Mistura. Está, também, associada à origem desta ação, a meta de neutralidade climática, definida pela União Europeia para ser alcançada até 2050.
À semelhança do que aconteceu em Portugal, também a nova locomotiva será uma mensagem sustentável em movimento, uma vez que percorrerá todo o território espanhol, fazendo os habituais percursos dos serviços ferroviários realizados pela MEDWAY. “Queremos que a MEDWAY seja 100% sustentável e um dos nossos objetivos é operar apenas com locomotivas elétricas, procurando as mais modernas e eficientes, com menor impacto de CO2 por cada carga transportada. Sempre que uma mercadoria segue através da ferrovia estamos a contribuir para uma economia sustentável, reduzindo a pegada de CO2 eq. É com muito gosto que apresentamos a nova locomotiva decorada com uma obra de artistas tão relevantes, que pretende, através da arte, partilhar os valores que defendemos. Esperamos que esta locomotiva adquira um papel eficaz na sensibilização da população para a importância de refletir e agir de forma urgente, ao optar por soluções sustentáveis para o nosso Planeta”, destaca Carlos Vasconcelos, Presidente do Conselho de Administração da MEDWAY.