O projeto de implementação de uma autoestrada ferroviária entre o porto de Valencia e o terminal multimodal de Abroñigal, em Madrid, deverá estar operacional em maio de 2024, anunciou um dos principais promotores da iniciativa, a Tramesa, operador logístico espanhol do grupo Armando Álvarez. Recorde-se que este projeto, que também inclui a Transitalia, operador multimodal italiano, tem ainda a Medway como parceiro, uma vez que a empresa portuguesa associada da APEF será a responsável pela tração.
Entretanto, a Tramesa anunciou que adquiriu 35 vagões T4000 à Tatravagonka e alugou outros 20 à Wascosa, vagões-plataforma preparados para circular em bitola ibérica e com uma tonelagem máxima de carga por eixo de 22,5 toneladas. O operador também já está a instalar os pórticos que irão equipar o terminal rodoferroviário de Diquel del Este, localizado no Porto de Valencia.
Esta autoestrada ferroviária entre Valência e Madrid assegurará o transporte em território espanhol dos semirreboques com origem / destino em Itália, tratando-se de um complemento à operação de transporte marítimo de curta distância assegurada pela Grimaldi entre os dois países.
Em julho de 2023, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Tramesa assinaram um protocolo para a implementação de uma autoestrada ferroviária na parte portuguesa do trajeto entre Valência e Entroncamento, numa primeira fase, e posteriormente com ligações aos portos de Setúbal e Sines.
O acordo assinado prevê que a IP assuma a responsabilidade de verificar a compatibilidade do transporte de semirreboques do tipo P400 e de coordenar com a ADIF a homogeneidade dos requisitos das autoestradas ferroviárias ao longo dos corredores internacionais.
Já à Tramesa cabe garantir a homologação dos vagões junto das autoridades ferroviárias portuguesas, a obtenção do material circulante necessário e a adequação dos terminais de origem e destino para a operação dos comboios e dos meios de carga/descarga necessários para a operação dos vagões em Portugal.